Holding familiar ou patrimonial: entenda as principais funções, mitos e vantagens
Holding familiar ou patrimonial: entenda as principais funções, mitos e vantagens
Holding é uma empresa criada para gerenciar os bens e ativos de uma família. Ela também pode ter participações em outras empresas do grupo familiar.
Este modelo de atuação foi iniciado no Brasil em 1976, com a Lei das Sociedades por Ações n° 6.404.
Em geral, a holding é controlada por uma família, ou por um grupo de indivíduos próximos, como cônjuges e parentes.
Pode ser utilizada para proteger o patrimônio, organizar a sucessão e a transferência de bens para as gerações futuras, além de facilitar a gestão dos negócios e a tomada de decisões estratégicas.
Principais funções
- Gerir o patrimônio e a preservação da riqueza da família;
- Gerir ativos financeiros, como investimentos em ações, títulos e fundos;
- Gerir ativos imobiliários, como propriedades, terrenos e imóveis comerciais;
- Diversificar investimentos e aumentar a rentabilidade do patrimônio.
Quais as vantagens da holding familiar?
Uma das principais vantagens de se criar uma holding familiar é a possibilidade de redução de impostos e encargos fiscais, com a oportunidade de utilizar regimes tributários mais vantajosos e de realizar planejamentos tributários adequados.
Outro benefício da holding familiar é a possibilidade de facilitar a sucessão e a transferência do patrimônio para as gerações futuras, já que a empresa pode ser utilizada como um instrumento de planejamento sucessório. Isso permite que a família organize a gestão e a transferência de bens de forma mais eficiente e com menos burocracia.
A empresa pode ser utilizada para centralizar a tomada de decisões estratégicas e para coordenar as atividades das diferentes empresas do grupo familiar, facilitando a gestão dos negócios.
Ajudando a proteger o patrimônio familiar de riscos e dívidas da empresa, e permite profissionalizar a gestão das empresas familiares.
E os mitos?
Há uma percepção de que apenas famílias ricas podem se beneficiar. Na verdade, qualquer família pode criar uma holding, independentemente do tamanho de seu patrimônio.
Outro mito é que este tipo de empresa possa ser uma forma de sonegar impostos. A verdade: a holding é uma estrutura legal e transparente, sujeita à tributação de acordo com as leis fiscais aplicáveis.
É uma forma de proteger o patrimônio contra credores. Verdade: embora a holding possa ser uma forma de proteger o patrimônio, ela não é uma proteção absoluta contra credores, já que em alguns casos os credores podem buscar recursos da holding para pagar as dívidas da empresa.
Diferenças entre holding familiar pura e holding familiar mista
A holding pura tem cotas e titularidade em outras sociedades, exercendo apenas o controle e a participação em outras empresas.
Já a mista permite participação em outras sociedades distintas ao negócio, realizando atividades pertinentes a comércio e prestação de serviços.
Precisa de mais orientações sobre o tema? O time da Legalize pode te ajudar!
Faça contato com nosso time para saber mais:
contato@legalizecontabilidade.com.br
(51) 3059.2476