Competências

26 de outubro de 2023

Conhecimento, habilidade e atitude: as três competências essenciais no ambiente corporativo

Já ouviu falar sobre a sigla "CHA"? O termo representa três competências essenciais que são valorizadas em diversos contextos profissionais:


Conhecimento (C)


Conjunto de informações, conceitos, teorias e técnicas necessárias para realizar determinadas tarefas em uma área específica.


Habilidade (H)


Capacidade prática de aplicar o conhecimento em situações reais. Envolve a aplicação eficaz do conhecimento em atividades específicas, como, por exemplo, a habilidade de comunicação, a resolução de problemas e a liderança.


Atitude (A)


Postura e comportamento de uma pessoa em relação ao trabalho e aos outros. Envolve aspectos como ética, motivação, adaptabilidade e trabalho em equipe.

 

As três competências são fundamentais para o desenvolvimento profissional, envolvendo um processo contínuo de aprendizado, prática e autodesenvolvimento. A seguir, destacamos algumas estratégias para desenvolver cada uma das competências.


Na competência do “Conhecimento (C)”:


- É recomendado que o profissional busque cursos, graduações ou certificações na sua área de interesse;

- Leia livros, artigos acadêmicos e blogs relacionados à sua área para se manter atualizado;

- Participe de workshops, seminários e palestras para expandir seu conhecimento prático;

- Converse com profissionais da sua área e participe de grupos de discussão para trocar conhecimentos e experiências.


Na competência “Habilidade (H)”:


- Busque a prática regular;

- Tenha mentores que possam orientá-lo e fornecer feedbacks sobre suas habilidades;

- Envolva-se em projetos pessoais ou voluntários que permitam aplicar suas habilidades em contextos do mundo real;

- Esteja aberto a feedbacks que forneçam insights sobre áreas que precisam de melhoria.


Na competência “Atitude (A)”:


- Esteja ciente de suas próprias atitudes e comportamentos;

- Desenvolva suas habilidades de comunicação e procure entender as necessidades e preocupações dos outros;

- Aprenda a lidar com falhas e rejeições de forma construtiva;

- Invista em seu próprio desenvolvimento pessoal, como exercícios ou hobbies.

 

Profissionais que possuem as competências CHA costumam demonstrar características que os destacam no ambiente de trabalho, sendo mais proativos na melhoria contínua das suas atividades, mais flexíveis e capazes de se adaptar a novos desafios. Possuem habilidades de comunicação, demonstram postura de liderança, trabalham bem em equipe e desenvolvem soluções inovadoras. Também costumam colocar o cliente no centro de suas atividades, buscando oferecer soluções que agreguem valor.


O desenvolvimento das competências é um processo contínuo, por isso é preciso estar aberto às mudanças e buscar oportunidades para aprender e crescer em todas as áreas. Combinadas, as competências desenvolvem profissionais com conhecimentos sólidos, habilidades práticas e atitudes positivas para atuação no ambiente de trabalho.


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